Um ataque à Apeoesp é um ataque a todos nós
15 de jan. de 2026
O Sindsemp-SP vem a público repudiar veementemente a invasão à sede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
O ato covarde, liderado por vereadores do Partido Liberal (PL), ocorreu na noite de quarta-feira (14/1), na cidade de São Paulo, quando um grupo de cerca de 15 pessoas invadiu a sede do sindicato dos professores e agrediu, verbal e fisicamente, os trabalhadores que estavam no local. Os políticos adentraram no local com palavras de ódio contra o sindicato e lançaram objetos contra as pessoas que lá se encontravam.
Este é um gravíssimo ataque à atividade sindical e à liberdade de associação praticado por políticos de extrema-direita, que agem como uma milícia ideológica, atacando um espaço de luta que pertence à classe trabalhadora.
Não se trata de um ataque somente ao sindicato, mas de um ataque contra todos os servidores públicos. Não por coincidência, essa invasão ocorreu justamente num momento de discussão do reajuste do piso nacional do magistério. Para melhor entendimento da situação, seria o mesmo que se políticos atacassem a nossa sede do Sindsemp-SP durante a discussão da nossa data-base.
Essa agressão também prejudica toda a sociedade, uma vez que a categoria dos professores é essencial para nossa população. Um ataque a eles é um ataque direto às crianças e aos estudantes em geral, que dependem de uma boa educação para garantir seu futuro.
A invasão vem no contexto de diversos ataques contra o serviço público, que buscam a precarização, a privatização e o aparelhamento do Estado.
Reforçamos que atacar os servidores públicos é atacar o serviço público e, consequentemente, toda a sociedade. Devemos todos nos unir, como classe trabalhadora, em defesa dos professores, da prática sindical e do serviço público de qualidade.
O Sindsemp-SP presta toda solidariedade à categoria dos professores e a todos trabalhadores que sofreram essa agressão.
Nenhum passo atrás, nenhum servidor a menos!



