top of page

Aprovados 2,5% adicionais na remuneração dos servidores do MPSP

29 de ago. de 2025

Em 21 de agosto a cúpula do Ministério Público de São Paulo (MPSP) aprovou reajuste adicional de 2,5% na remuneração dos servidores do MPSP, retroativos a 1º de julho, para além dos 5% concedidos em maio. O novo valor já está na folha de pagamento de setembro, incluso o retroativo.


Não se enganem! A concessão por parte do MPSP não aconteceu por meio de conversas engravatadas de gabinete, mas sim devido à pressão dos servidores! Não podemos deixar que o discurso oficial invisibilize a nossa luta, incluída aqui a dos servidores do MPSP, que, junto com o Sindsemp-SP, fez manifestação de rua e luta contra perseguição política! No fim do dia, é fato que a instituição não funciona sem nossa força de trabalho!


A concessão só aconteceu graças à luta dos servidores, incluídos aqui os do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que corajosamente, fizeram 15 dias de paralisação no mês de maio. Esta, muitas vezes, é a única linguagem que as cúpulas do funcionalismo entendem. Durante todo o período, o Sindsemp-SP esteve apoiando o movimento grevista do órgão, participando das reuniões e assembleias de construção da greve, fazendo falas públicas e levando as pautas dos servidores do MPSP.


No início de julho, os servidores do Tribunal conquistaram majoração na gratificação de qualificação em 7,5% para graduação, 10% para especialização e pós-graduação, 15% para mestrado e 20% para doutorado. Também foi conquistado reajuste de 15% no auxílio saúde e reajuste salarial adicional de 2,5%, que se somaram aos 5% aplicados na data-base (maio/2025).


Após essas conquistas, aqui no MPSP pudemos reiterar o pedido de equiparação com o TJSP que já havia sido feito em 10 de junho, durante a paralisação. Novo ofício foi expedido pelo Sindsemp-SP em 3 de julho, para pedir equiparação das concessões feitas ao servidores do TJSP e, também, majoração no auxílio-alimentação e pagamento de dias de compensação em pecúnia. No dia 15 de julho, dirigentes do sindicato estiveram presentes na Diretoria Geral em busca de informações sobre o andamento do pedido, o que foi repassado à categoria.


A concessão desses 2,5% adicionais não encerra a luta. Aqui no MPSP, ainda falta a majoração do auxílio-alimentação, da gratificação de qualificação e do auxílio saúde, além do pagamento em pecúnia dos dias de compensação para que haja equiparação com o TJSP. Além disso, nossos salários continuam defasados em mais de 20% no acumulado da última década. Vale lembrar aqui, não falamos de aumento real, mas de recomposição das perdas inflacionárias.


Somente com a coletividade organizada teremos alguma possibilidade de negociação com a nossa administração superior! Filie-se e/ou apoie o seu sindicato de outras formas (voluntariado, doações, mobilização)!


Vamos ousar lutar! Vamos ousar vencer!


Nenhum passo atrás, nenhum servidor a menos!

bottom of page